31 de jul de 2010

Meditação Vipassana

Sexta feira dia 30, no espaço prana - nossa primeira aula prática de meditação é a técnica dada foi antar mouna, que significa silêncio interior. É uma técnica simples e eficaz para termos acesso ao nosso observador interno. A ideia de ter uma técnica de meditação por mês e para que os alunos experimentem diversas técnicas que existem e  vá aos poucos introduzindo a meditação em sua prática diária. Este texto abaixo explica um pouco sobre a técnica de meditação vipassana que considero uma das mais eficientes. Agora e sentar e observar. Boa prática.
Namastê

*

A meditação Vipassana é ensinada em cursos de dez dias, abertos a qualquer um que sinceramente deseja aprender a técnica e está apto fisicamente e mentalmente a fazê-lo. Durante os dez dias, participantes mantém-se dentro dos limites do local do curso, sem nenhum contato com o mundo exterior. Eles se abstêm de ler e escrever e suspendem toda prática, religiosa ou não, trabalhando exatamente de acordo com as instruções dadas. Por todo o tempo do curso, eles seguem um código básico de moral que inclui celibato e abstinência de qualquer substância intoxicante. Eles também mantêm silêncio entre si mesmos pelos primeiros nove dias do curso, apesar de serem livres para discutir problemas na meditação com o professor e problemas materiais com a gerência.

Durante os primeiros três dias e meio, os participantes praticam um exercício de concentração mental. Ele é um preparatório para a técnica de Vipassana propriamente dita, que é introduzida no quarto dia do curso. Passos progressivos são oferecidos a cada dia do curso, de forma que no fim do curso toda a técnica foi desenhada em linhas básicas. No décimo dia o silêncio acaba e os meditadores fazem a transição de volta a um estilo de vida mais extrovertido. O curso finaliza na manhã do décimo primeiro dia.

Aquele Blog do Vipassana- http://www.sebastianvalle.wordpress.com/

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails