26 de dez de 2010

Que haja paz!





 Que haja paz no céu.
Que haja paz na atmosfera.
Que haja paz na terra.
Que as águas tragam paz para todos.
Que as ervas medicinais tragam paz para todos.
Que as plantas tragam paz para todos.
Que as forças da natureza e os sábios dêem paz para todos.
Que a paz e a harmonia reinem no universo inteiro.
Que a paz, somente a paz, prevaleça em todos os lugares.
Que eu também tenha essa paz.


                                                                        Yajur veda  XXXVI:17

Para aprofundar o seu caminho


Em O Coração do Yoga, Desikachar oferece de forma detalhada o sistema de seu pai unindo a ele sua própria visão prática, que descreve como "um programa para a espinha dorsal em todos os níveis-físico, mental e espiritual". Este é o primeiro texto de yoga a organizar, passo a passo, uma prática completa de acordo com seus antigos princípios. Desikachar discute todos os elementos do yoga - posturas e contraposturas, respiração consciente, meditação e filosofia - e mostra como o aluno pode obter uma prática que se encaixe em seu presente estado de saúde, idade, ocupação e estilo de vida.
Com muitas fotos e ilustrações que ajudam o leitor montar a sua prática de yoga, o livro O coração do yoga é a síntese do legado de Krishnamacharya, que tornou o yoga acessível a milhões no mundo todo. O que é extremamente importante sobretudo nos nossos tempos. Afinal, as escrituras antigas indianas são tão abrangentes e precisas que já previam inclusive que a época atual seria uma das mais difíceis para a humanidade. Segundo essa teoria, o mundo vive quatro eras – os Yugas – em cada um de seus ciclos, do nascimento à morte. Na idade de ouro, o nascimento, vive-se a plenitude dos valores éticos, morais e dos ideais. Estamos na fase terminal de um ciclo, Kali Yuga, era das trevas, em que alternativas para o bem-estar e o autoconhecimento são bens de primeira necessidade. Males tidos como "modernos", como depressão, estresse e ansiedade, têm suas origens, conseqüências e devidos tratamentos discutidos na filosofia yóguica nascida há mais de quatro mil anos!
 O yoga e sua ciência continuam tão atuais quanto relevantes. E finalmente chega agora o mapa para decifrá-lo e adaptar seus benefícios às capacidades e necessidades de cada um.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails