22 de abr de 2011

Yoga - Conceito e significado !



O yoga é uma filosofia de vida prática que tem a sua origem nos Vedas, o mais antigo registro da cultura indiana.

Existem muitos significados para a palavra yoga, "união", "atar", "ligar", "dirigir e concentrar a atenção sobre" e "comunhão.
Segundo Mahadev Desai em sua introdução a Gita segundo Gandhi, " o jungir de todas as forças do corpo, da mente e da alma com Deus; significa a disciplina do intelectuo, da mente, das emoções, da vontade, que é o que o yoga pressupõe; significa uma atividade da alma que permite a alguém encarar a vida em todos os seus aspectos com equanimidade.  
Yoga é um dos seis sistemas fundamentais do pensamento indiano que reunidos são conhecidos como darshanas.
A palavra darshana significa "visão", "ponto de vista" ou até "um modo de ver", ou seja, o yoga traz uma oportunidade de olhar para dentro de nós mesmos e assim nós conhecer melhor.

O outro significado para a palavra yoga é "atingir o que antes era inatingível".
Como por exemplo quando encontramos os meios para transformar esse desejo em ação, esse passo é yoga.

Toda mudança é yoga, quando temos a possibilidade de atingirmos um ponto em que nunca havíamos estado antes, seja executando uma postura, seja atráves da compreenção da palavra yoga por meio de um texto, ou quando ainda adquirimos uma maior compreensão sobre nós mesmos ou sobre outra pessoa por meio de uma conversa.

Yoga também significa ação, no sentido de agir de maneira que toda a nossa atenção esteja dirigida à atividade que estamos executando no momento presente. Por fim o yoga procura criar unm estado em que estamos sempre presentes - em todas as ações, em todos os momentos .

Agora é só práticar!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails