13 de nov de 2011

Refletir sobre circunstâncias difíceis


A meditação não serve para evitar ou amenizar os golpes dos momentos de conflito e dificuldades que inevitavelmente sofremos na vida.
Trata-se, na verdade, de um meio de lidar com esses momentos de clareza, compreensão e calma. Uma situação marcada pelo conflito, pela mágoa e pela incompreensão oprime o coração e a mente. O perdão, a tolerância e a generosidade, porém, transformam o conflito. Quanto maior o conflito maior a compreensão.
Numa situação de estresse, podemos convocar diversos aspectos da nossa atenção. Por exemplo, antes de enfrentar um problema que sempre cause tensão, tente prestar atenção ao seu corpo e perceber como essa situação condiciona a sua reação.
Observe o corpo ficar tenso e a mente ser invadida por pensamentos de aversão, medo e resistência. Agora use sua atenção para relaxar o corpo enquanto revê seus sentimentos de raiva e medo sob a luz acolhedora da atenção. Quando estiver no meio da situação, traga de novo a atenção para as sensações do seu corpo, relaxando-o conscientemente. Às vezes, é preciso refletir sobre os relacionamentos que fazem mal a nós e aos outros.
A reflexão é vital para tomarmos decisões lúcidas em situações difíceis.
Mas não devemos confundir reflexão com pensamentos repetitivos e obsessivos: a reflexão nos permite avançar, enquanto esses pensamentos recorrentes nos roubam a possibilidade de estar no presente. Para que o impossível se transforme em possível, temos de nos livrar das resistências, dos preconceitos e das suposições.

Devemos nos perguntar

1. Do que preciso livrar-me para mudar este relacionamento?

2.São emoções ligadas ao passado que me impedem de enfrentar a presente situação com abertura, compreensão e sensibilidade?

3. Preciso ser mais aberto e honesto ao me comunicar?

4. Consigo encarar a situação com compaixão, ou preciso desenvolver essas qualidades antes de buscar uma solução?

para começar a praticar a meditação - Christina Feldman - publifolha 

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails