22 de jun de 2012

CHAKRAS

Chakras: rodas de energia psíquica

Chakra é uma palavra sânscrita que significa "roda". Conhecido como khor-lo em tibetano, esse termo se refere aos centros de energia do corpo, usados há séculos pelos yogues tântricos para atingir a iluminação. A ciência moderna estabeleceu que esses centros de energia correspondem exatamente a gânglios nervosos e que cada um está localizado perto do sistema glandular produtor de hormônios que determinam o estado do metabolismo, do sono, da reprodução, da imunidade e da saúde mental.
O dr. Alexis Carrel, ganhador do prêmio nobel, chama o sistema glandular de "roda da vida", que sustenta todas as funções celulares do corpo humano.


Como funcionam

Esses poderosos centros de energia são criados onde os canais laterais ida e pingala, que transportam o prana (energia vital), se cruzam em torno do canal central sushunma. Os chakras atuam como bombas ou válvulas que regulam o fluxo de energia pelo corpo.
Os exercícios físicos (asanas), exercícios respiratórios(pranayama) os pavanmuktasana(exercícios energéticos) harmonizam, equilibram, restauram a energia desses centros.

Pratique e sinta em você as mudanças no seu estado de humor e de espiríto com simples exercícios de yoga.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails