7 de jun de 2012

PAVANA MUKTASANA


É fácil,
É gostoso,
É saudável 
É simples

Venha praticar conosco e aprenda esta forma simples e prática de se manter saudável e cheio de energia.

Experimente!


Série de desintoxicação das articulações e canais de vitalidade do corpo e da mente.



A série de pavanamukhtasana é a mais importante prática em termos de efeitos
profundos sobre a mente e o corpo, trazendo, assim, muitos benefícios na
manutenção da saúde. Esta série trabalha movimentos sutis e traz resultados
eficazes sobre todos os sistemas biológicos. “Pavan” significa purificação,
principalmente no que se refere ao fluxo de ares internos do corpo, “mukta” significa
libertar e “asana”, postura.
Pavanmuktasana é, portanto, uma sequência de movimentos e posturas que irão
libertar o fluxo de ares vitais do corpo. São movimentos simples e fáceis de serem
executados, ainda assim, muito eficiente para regular aquilo que na Índia se conhece
como humores: mucosidades das vias respiratórias (kapha), gases corporais (vatta) e
acidez ou bílis (pitta), ou seja, os três biotipos (doshas) que definem os diferentes
aspectos da personalidade de cada um. Portanto, esta prática exige mais uma postura
mental que física.
De acordo com o Ayurveda, a antiga ciência médica, estes três doshas, controlam
todas as funções do corpo. Qualquer irregularidade nas suas funções produz reações
negativas no metabolismo do corpo, provocando algum tipo de sintoma e doença.
Os gases corporais (vatta) não se referem apenas aos gases gástricos e intestinais,
mas também aos que se formam nas articulações e provocam reações químicas
inadequadas, que dão origem à rigidez e dores reumáticas, devido às toxinas que se
acumulam nestas articulações e canais de energia vital (nadis).
A acidez ou bílis (pitta) refere-se aos processos digestivos e também a outras
substâncias tais como o ácido úrico, que devem ser eliminados periodicamente do
corpo. O excesso de ácido no organismo conduz ao mau funcionamento de
determinados órgãos.
Com a prática de pavanmuktasana facilita-se a eliminação de tais gases e acidez
excessiva do corpo principalmente nas articulações. Estes exercícios são muito úteis
aos convalescentes e pessoas que têm dificuldade em mover o corpo e membros.
Pode-se, com estas técnicas, reeducar os músculos após longa imobilização. São
também eficazes para aliviar todo o tipo de dores musculares e também para
recuperação após longo período sem movimentar partes do corpo (acidentes,
imobilizações). Mas, o principal desta sequência é o aquecimento das articulações;
algo que antecede a prática de yoga, principalmente em dias frios.
É evidente que esta sequência de técnicas, mesmo que simples, praticadas
diariamente trarão benefícios nas funções hormonais e atividades dos órgãos
internos, tanto no aspecto preventivo quanto curativo de doenças.

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